segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atividade Final - Leitura e Escrita - Relato Reflexivo-


Turma  64/2012.

O Curso de Práticas de Leitura e Escrita  na Contemporaneidade  foi o meu primeiro curso online. Eu não tinha idéia do funcionamento de cursos online ,pois,além de nunca ter feito,eu nunca tinha vivido essa experiência tão maravilhosa.Primeiramente porque antes de fazer temos a idéia de que podemos fazer rapidinho,dar uma olhadinha de alguns minutos e tudo bem.Nada disso. Uma das coisas que esse curso maravilhoso me mostrou é que temos que ter responsabilidade, maturidade e acima de tudo comprometimento. Não que eu não achasse isso no que diz respeito aos meus trabalhos e obrigações,mas confesso, que eu quando fiz a inscrição, achei que fosse ser mais tranqüilo e menos atarefador.
O Curso de Práticas me ensinou muitas coisas novas, me mostrou caminhos modernos para seguirmos com nossos alunos, e no meu caso, que também  estou no Núcleo Pedagógico, me mostrou caminhos maravilhosos e cheios de possibilidades para compartilhar com meus colegas professores e também para eu contextualizar e transformar em atividades para desenvolver na Língua Inglesa.Me ensinou diferentes caminhos de processar a leitura.
A cada atividade que eu tinha que desenvolver, a riqueza das leituras ,a clareza com que os textos eram propostos e nos mostrava todo um movimento em torno das práticas de leitura,tudo isso me deixou fascinada,com um pouco de pena é claro,pela falta de tempo de ler com mais atenção e devoção;deixo aqui inclusive minha explicação de ter respondido no      questionário proposto pra gente,que o tempo não foi suficiente, e não foi mesmo,pois,eu desejaria ler com mais sabor,com mais dedicação,com mais calma e afeto todos os textos propostos pra gente entes das atividades.Para nós que trabalhamos 8 horas por dia,isso ainda não é possível,ou então, que como sugestão,se faça os módulos com maior tempo de duração.
Quando eu lia um texto proposto para determinada atividade,minha imaginação tomava rumos grandes e eu conseguia fazer um link da atividade com o ensino da Língua Inglesa e então eu tinha que ler a atividade e pensar em Inglês o que aquele momento poderia render.Isso pra minha formação e para o meu desenvolvimento foi e é muito enriquecedor,meu vocabulário neste curso também deu um salto enorme com a atividade de decodificação das palavras que faz parte do entendimento de um texto,como vimos no próprio curso.
Falando agora dos fóruns,uma atividade enriquecedora!
Quantas vezes eu no início da minha caminhada neste curso,entrei no fórum e li todas as participações para ter uma idéia do que meus colegas estavam tratando e como estavam lidando com aquela atividade.Sim, aprendi muito,li todas as participações e algumas não consegui,porém,um dia vi uma colega respondendo o que eu escrevera, e minha satisfação foi tamanha, que não consigo descrever com palavras.Um ambiente rico,compartilhador de idéias,um lugar que podemos dizer que se  encontra efetivamente o processo de ensino-aprendizagem que tanto buscamos para nossos alunos.Eu relato essas experiências para meus alunos(dou aulas a noite particular e em uma Escola particular) e compartilho com eles essas experiências, de como aprendemos conversando uns com os outros e também sugiro a eles que ao entrarem na internet promovam uma interação com seus colegas de aprendizado,troca de informações e debates de idéias.Alguns me olham como se eu fosse maluca(de certa forma o sou) e outros me dizem acanhados que talvez farão a experiência.
Este curso me ensinou caminhos com a linguagem mais atual,com a linguagem que nossos alunos de hoje entendem com mais facilidade;os alunos de hoje almejam e procuram coisas novas e essa procura é diária,tudo que apresentamos hoje fica velho com tanta facilidade e essa rapidez nos faz tão mais inteligente e tão mais curiosos em busca de novos conhecimentos e novas atuações.
Agradeço a todos os colegas,sinto não ter mais tempo para conversarmos,vou guardá-los cada um através do que li e acredito que tudo que lemos um dos outros,é parte do que somos e parte do que acreditamos para nosso saber.
Agradeço em especial nossa tutora Vera, uma excelente companheira,sempre pronta pra nos ajudar,com a resposta e a palavra sempre em suas mãos.
Saio deste curso uma professora mais rica, mais alimentada, mais ainda apaixonada pela leitura , e mais certa do que nunca que a leitura nos proporciona o crescimento fabuloso como professores alunos e principalmente como seres humanos.
Gostaria que tivéssemos um dia de encontro presencial para olhar nos olhinhos de cada um e dizer:nós somos pessoas diferenciadas,procuramos Educação o tempo todo e compartilhamos essa idéia, e esse é o único Caminho.

                                    Obrigada a todos!
                                    Thank You Very Much! Kisses Kisses

                                                                                                                              Renata Lins / Maio 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário